A organização é fundamental em todo seguimento. E no Design Gráfico não seria diferente. Muitas vezes trabalhamos de forma imediata e com isso nos perdemos enquanto desenvolvemos uma ideia. A maioria dos designs inicia sua produção diretamente no software de preferência, sem ter sequer ideia do que pretende fazer, vai na tentativa e erro, testando formas cores e assim vai chutando o projeto para ver onde vai dar. Claro que com o tempo vamos ganhando experiência e alguns passos se tornam automáticos.
O fluxo de trabalho é um formato de trabalho onde você vai definir sua forma de trabalhar, por onde vai começar e quais ferramentas usar antes. Não existe uma regra obrigatória ou algo que deva ser seguido religiosamente, porém vou mostrar aqui o fluxo que gosto de usar:
1º passo - Lapis e papel
Inicie seu projeto usando papel e lápis, nada de ir direto ao computador. Pode parecer mais isso não é arcaico, é muito prático e ajuda bastante no desenvolvimento da ideia. Rabisque a vontade, faça esboços sem medo de errar e não use borracha, apenas use outro espaço embranco da folha. A intenção é liberar a criatividade e visualizar a formação da sua ideia ocorrendo.
2º passo - Vetor
Inicie a criação da sua ideia usando um software de criação vetorial. Eles lhe darão maior liberdade e agilidade para desenhar seu esboço e gerá arquivos leves.
3º passo - Bitmap
Faça o acabamento de sua ideia usando softwares de edição de imagem, eles são mais completos para trabalhar com efeitos.
Estes foram os 3 passos do meu fluxo de trabalho, como disse, não são uma regra. Muitas vezes ja parei no passo 2, não passando assim para o passo da edição de imagem. Tudo vai depender do seu projeto pois podem haver mais passos. Se for um projeto para ser impresso, normalmente passará por um software de editoração.
Softwares indicados
Vetor : Inkscape http://www.inkscape.org/
Edição de imagem : Gimp http://www.gimp.org/
Editoração : Scribus http://www.scribus.net/
É isso ai, até a próxima.
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