sábado, 13 de fevereiro de 2010

Inkscape - O poder do vetor

As ferramentas vetoriais são muito poderosas quando se sabe utiliza-las. Sabemos que os efeitos criados nos softwares de edição de imagens como Gimp e Photoshop são fantásticos. Porém é possível obter bons resultados apenas com a criação vetorial. Separei 4 desenhos vetoriais que fiz para explicar um pouco. Dentro do fluxo de trabalho os softwares de vetor são as ferramentas destinadas ao desenho, a criação. Se utilizarmos estes softwares com este pensamento podemos atingir bons níveis. Quando for desenhar em vetor é interessante que se lembre das técnicas de desenho convencional, que aprendemos nos cursos de desenho básico. Pense que as ferramentas digitais não são nada além do que outra forma de aplicar as técnicas existentes. Uma das técnicas que aprendemos no desenho básico é a de sombra e luz. Nossa visão como todos sabem é baseada em reflexo de luz e o que faz um desenho ficar bem acabado, com uma boa sensação é justamente a aplicação correta de sombra e luz. A profundidade é criada pela sombra, e o inverso é criado pela luz. A junção de ambos é chamado de volume.

Luz e sombra nada mais é do que degradês de um tom de uma cor a outra. Por exemplo, preto puro a um cinza médio. Existem basicamente dois tipos de degradês : Linear e Radial. Veja imagem abaixo:


É perceptível o quanto o volume pode melhorar o aspecto de um desenho, porém não para por ai, existem acabamentos interessantes para dar um aspecto mais convincente aos desenhos. São eles : Sombras, reflexos do ambiente(luz ou objetos próximos) e reflexos de na superficie do chão. Veja imagem abaixo :

Veja como fica simples objetos como quadrado, circulo e cone, ficam bem melhores. Agora a partir destas técnicas podemos aplicar em nossos desenhos mais complexos. Basta sempre fazer as sombras e luzes baseando-se em um foco de luz fictício. Pois uma sombra só pode existir se existir luz para projeta-la. Veja abaixo desenhos mais detalhados feitos por mim com o Inkscape:



Nenhum comentário:

Postar um comentário