terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aprendendo + : Banners animados

Quando falamos de e-commerce, lojas virtuais e afins, não podemos de deixar de falar nos banners animados, aqueles que ficam alternando entre 4 e 5 produtos, como os do Submarino e Americanas por exemplo. Infelizmente hoje ainda não podemos ou não conheço uma forma de faze-lo com algum software livre porém podemos criar o layout nos mesmos. Antes de de tudo, gostaria de falar um pouco mais sobre os banners animados. Se fosse-mos cobrar pelo espaço, esta peça gráfica seria a mais cara do site afinal ela chama atenção por ser animada e interativa. O meu processo de criação, até mesmo por não gostar de criar no Flash, inclui criar o background e todo o cenário do banner no Inkscape e só depois passar para o software da adobe. Depois de fazer toda a estrutura eu salvo separadamente o background estilizado. Dependendo da simplicidade das outras peças eu crio no proprio flash para evitar peso no arquivo final. Vejam o exemplo abaixo, é de um banner que estou criando para uma empresa :



Neste exemplo, ficaria assim a separação :

- Background : Gramado, céu azul, e crianças

Todo o restante seria criado facilmente dentro do proprio flash como os botões o quadro branco e a barra amarela. Sempre que for usar este formato de criação pense muito bem onde haverá animação, afinal se eu quisesse fazer com que as crianças se movessem ou a logo do dia das crianças tivesse efeitos seria bem mais interessantes salvarem eles soltos do background, como peça avulsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário