segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dica Spot - Conteúdo Livre, contribua.

Pra quem já esta no universo do software livre não é novidade alguma que boa parte de tudo que temos hoje em termos de softwares e conteudo só existem porque existem várias pessoas ao redor do mundo contribuindo com códigos, e até dinheiro. Por isso quanto mais pessoas contribuindo melhor ficarão os softwares. Em grande parte esmagadora, os programadores são os que mais ajudam, porém nós designers podemos ajudar também, acesse o site de um projeto que lhe agrade e procure saber como, ajuda sempre é bem vinda. Um software muito comum na vida dos designers do software livre é o Inkscape, que é feito para desenhos vetoriais. Este projeto sempre faz concurso para selecionar a tela inicial das novas versões. Algo muito interessante neste software é que ele tem um banco de dados de cliparts chamado Open Cliparts, são milhares de cliparts gratuitos que qualquer um pode baixar e usar livremente, além do mais o Inkscape tem uma ferramenta interna que permite importar um clipart dos servidores Openclipart direto para dentro da área de desenho, sem necessidade de baixar antes. Assim, é uma ótima oportunidade de ajudar criando desenhos livres para a comunidade alimentando o banco de dados, mas também é uma forma de se divulgar. Afinal para incluir um clipart na comunidade, é necessário ter uma conta, então assim você inclui seu site, email e dados do tipo. Eu gosto de enviar meu endereço do openclipart nas minhas assinaturas de email e comunidade, além do mais faço uma boa seleção de palavras chaves para que meus desenhos apareçam mais facilmente, inclui também meu nome nas palavras, para o caso de alguém procurar pelos meus desenhos se baseando em autor. É isso ae, acessem o site e confiram :

Inkscape : http://inkscape.org/
OpenClipart : http://www.openclipart.org/
Meus OpenClipart : http://www.openclipart.org/user-detail/Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário