terça-feira, 2 de março de 2010

Inkscape - Vetorizando um Bitmap

Existem duas formas de se vetorizar um bitmap. Uma é rasterizar o bitmap em Caminho>Rasterizar Bitmap(Shift+Alt+B), esta forma é mais rápida porém nem sempre se alcança qualidade profissional ou se alcança se gera um arquivo muito pesado. A forma ideal de se trabalhar com vetorização é usando a caneta bezier. Exemplificando : Insira a imagem que pretende redesenhar em vetor, e faça o desenho por cima desta imagem. Está técnica foi usada por mim nas imagens do post http://livrespot.blogspot.com/2010/02/inkscape-o-poder-do-vetor.html. Como exemplo usarei o console Zeebo para mostrar a técnica:

1 - Consiga a imagem que pretende vetorizar



2 - Procure definir a silhueta da sua imagem. Veja que neste exemplo eu defini apenas a silhueta do console, ignorando a Joypad. É normal fazer isso porque o nosso objeto principal é o Console. O Joypad é outro objeto que será desenhado depois. Desta forma temos liberdade de mudar o posicionamento dos objetos prontos.



3 - Partindo para os detalhes

Normalmente vamos desenhar imagens reais, fotos, como no nosso exemplo, o console Zeebo. Neste caso procure sempre após definir a silhueta, definir as faces que dão angulo de profundidade para a imagem. Dessa forma estará modelando seu objeto. Outra dica, é que temos a imagem original no fundo então sempre use-a, pois ela é a referência do seu desenho. Eu costumo desenhar tudo acima da imagem original, quando preciso ver os detalhes apenas reduzo a opacidade(torno transparente). No inkscape se usa o comando Ctrl+Alt+F para acessar a janela de Preenchimento e contorno. Logo na primeira aba Preenchimento temos a opção Opacidade. Veja que na imagem abaixo eu defino cores diferentes para partes diferentes, ou seja, eu defino blocos. Isso é importante nesta fase de modelagem para não se perder.



4 - Aprofundando nos detalhes
Agora que ja temos a base do desenho, ja com os angulos, basta recriarmos os efeitos que vemos na imagem original. Luzes, iluminação. Além também dos botões, usbs e coisas do tipo. Tudo isso se consegue a partir da percepção. As unicas ferramentas utilizadas para se fazer este tipo de desenho são, a caneta bezier, preenchimento, efeitos degradê e transparência. Não vou aprofundar pois ja falei sobre degradês em outro post : http://livrespot.blogspot.com/2010/02/inkscape-o-poder-do-vetor.html
Neste mesmo post temos a versão final do Zeebo vetorizado.


Até o próximo post galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário