segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Software Livre no e-commerce Parte 2

Na parte 1 mostrei uma relação de software normalmente usados na área de criação gráfica e quais as alternativas livres. Porém à partir desta segunda parte ja não farei muitas comparações, me dedico agora a exibir a aplicação destes softwares.

Inkscape

Este é um software de criação vetorial. Ferramentas de criação vetorial tendem a serem mais rápidas para o desenho, criação e esboço. Não têm por finalidade a arte final, com efeitos, texturas e tudo mais(Mesmo sendo possível). A extensão de arquivo padrão do Inkscape é o SVG (Sacalable Vectorial Gráfic - Gráfico Vetorial Escalavel). Em outra instancia vou focar mais sua extensão. Toda espécie de peça gráfica pode ser criada no Inkscape. Exemplos são, banners, newsletters(email marketings), flyers... e o mais importante, ele pode ser a base para artes mais complexas. Porque isso? Não existe formato melhor, por exemplo, Vetor não é melhor que bitmap e bitmap não é melhor que vetor, os dois tem seus prós e contras. Mais nada impede que você inicie uma peça gráfica no Inkscape, se aproveitando das liberdades do Vetor e finalize no GIMP que é um editor de imagens bitmap, e assim se aproveitar, de todos os filtros e efeitos que o bitmap pode oferecer. É importante que fique claro que não existe programa definitivo, e nem formato. É necessário ter a mente aberta e descobrir os melhores caminhos dentro das possibilidades, ou criar novas possibilidades a partir dos caminhos.

Ex.
- Podemos criar banners estáticos ou transforma-los em gif animado no GIMP(Utilizado em portais para divulgar ofertas). Banners
- Criar Modelos de email marketing com itens independentes, o que significa que se você precisar alterar apenas uma oferta, não terá que refazer um slice ou exportar toda a peça. Poderá exporta exatamente o item modificado.
- Criar logos, selos e outras peças.

Estes são alguns exemplos, que ficarão mais claro quando tivermos avançado para as simulações de casos reais em e-commerce.

Até a próxima.

4 comentários:

  1. Rick meu caro! Só um palpite: acho que pode incrementar seus posts com links externos como wikipedia, google e etc. q vc acha?

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Bom d+ valeu pela dica, assim que o tempo ajudar um pouquinho vou fazer isso, ja coloquei link de uma resvista online muito boa, RenderOut. Outra coisa que vou colocar são video-aulas. Vou evoluindo aos poucos, mais obrigado pela dica Thiago.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a grande decepção para o adepto de software livre no e-commerce é ter q usar flash para fazer banners e destaques animados. É ou não é?

    ResponderExcluir
  4. Sim, porém existe alternativas que estou pesquisando. Não necessáriamente movies em swf, mas outras tecnologias. A idéa do Blog é justamente essa, mesmo que não exista um similar a algum software proprietaria, conseguir alternativas livres para se resolver o problema.
    Abraço!

    ResponderExcluir