segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Software Livre no e-commerce

Parte 1 – Resumo Geral

O e-commerce é uma prática de venda que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Consiste em um site de vendas, onde o cliente faz sua conta, navega, compra seu produto e recebe o mesmo em sua casa. Hoje, como em outros ramos, o e-commerce é dominado pelos softwares proprietários, o que deixa o custo de manter uma equipe de forma legal, mais alto. Uma forma interessante de reduzir este custo é adotando software livre. Mais será que é possível? Você deve estar se perguntando! Sim, é possível, porém como tudo na vida, temos que analisar a situação para encontrarmos prós e contras, e diante disso ver se é aplicável.

Trabalho com e-commerce fazem quase 4(quatro) anos, em uma loja de varejo que vem crescendo muito. E durante todo este tempo venho utilizando software livre. Um designer de e-commerce precisa ter habilidades com softwares de criação vetorial, edição de imagem, animação e talvez 3D. Muitas vezes é exigido também conhecimento de HTML, CSS e Xml. No mundo proprietário temos os seguintes softwares para as necessidades acima:

Criação Vetorial

Corel, Xara e Adobe Ilustrator

Edição de imagem

Adobe Photoshop e Adobe Fireworks

Animação interativa para Web

Adobe Flash

3D

3D Studio, Lightwave, Maya, dentre outros

HTML, CSS e XML

Dreamweaver


Com estas ferramentas serão feitos, banners, e-mail marketings, campanhas...

Agora, como podemos trabalhar com software livre e conseguir efetuar as mesmas tarefas utilizando softwares diferentes dos acima citados?, Existe no linux ou existe um software livre capaz de substituí-los? Bom, existe sim, porém o grande problema existente não é muitas vezes do software e sim do designer. Um profissional de criação deve ter a técnica, mais o que mais percebemos é que muitos se prendem ao que um software faz, sendo assim, ele se torna um ferramentista e não um profissional de criação. Então se você esta disposto a estudar um pouco e aprender um novo software, sim você pode usar software livre. E agora vamos ao que interessa.

Software livres

Criação vetorial

Inkscape (A melhor opção para linux) - http://www.inkscape.org/

Xara Xtreme - http://www.xaraxtreme.org/about-screenshots.html

Edição de Imagem

GIMP - http://www.gimp.org/

Animação interativa para Web

Este parte merece tópico especial, por ser o ponto crítico, mas contornável.

3D

Blender 3D - http://www.blender.org/

HTML, CSS, XML

Quanta Plus - http://quanta.kdewebdev.org/

Assim termino a primeira parte da série, Software Livre no e-commerce com este resumo sobre o e-commerce, o que é necessário para um designer nesta área, quais os softwares necessários e quais seus equivalentes em software livre.

Até a proxima.





3 comentários:

  1. Fala Rick! Faltou o GIMPShop versão de linux mais parecisa com o Photoshop que é interessnate para quem está migrando.

    Abração .

    ResponderExcluir
  2. Esse quanta Plus teria as mesmas ferramentas do Dreamweaver? ele tem aquele lance de intelisense?
    Dá para programar php nele?

    ResponderExcluir
  3. Fala Thiago, realmente, boa. Assim que iniciar a série de posts sobre o gimp falo sobre ele.

    E ae Junior, sim, o quanta programa em php e tem intellisense. vai aqui também um link do manual do Quanta caso queira se aprofundar mais, creio que deve ajudar : http://docs.kde.org/development/pt_BR/kdewebdev/quanta/index.html

    ResponderExcluir